O mercado financeiro não traz nenhuma garantia de sucesso, assim como tudo na vida. Os movimentos dos preços nos ativos de todos os mercados são aleatórios – milhares de exemplos práticos e estudos acadêmicos demonstram isso.

Cada dia de pregão acompanhamos uma “marcação” de preço, isto é, um novo processo de descoberta de valor: está caro? Barato? Ou o preço atual é “justo”?

Os grandes investidores de renda variável buscam bater o desempenho de índices de referência, seja de taxa de juros, índice de bolsa de valores ou de outros conjuntos ativos. Nem todos os Fundos e investidores conseguem fazer isso consistentemente. Há meses e anos bons e ruins.

Já a maioria dos traders de varejo, que em média (de acordo com dados públicos das corretoras de varejo), 80% deles quebram a conta mensalmente, buscam viver de mercado sem ter uma referência concreta de desempenho.

O elemento mais importante para se tornar um operador de sucesso no mercado é ter fundamentos sólidos compostos por uma boa base de conhecimento aliada a experiência de mercado ao longo do tempo.

Construir fundamentos sólidos pode ser fácil ou difícil para um trader individual. Alguns dos principais ingredientes para se ter uma base resistente são: ter experiência de mercado, fazer boas análises tanto no campo técnico quanto macro, focar no que é mais importante na profissão e ter uma clareza sobre o negócio que está tocando. Operar no mercado pode ser comparado a um tocar um empreendimento. Os desafios do dia a dia são muito parecidos.

Consciência e paciência também fazem parte da “sopa” da base sólida. Resumindo, sem base de mercado e de inteligência comportamental, atingir a consistência é algo quase que impossível.

Tendo esses componentes masterizados, um trader pessoa física pode desenvolver meios mais claros e certeiros para ganhar confiança durante a tomada de decisão operacional.

Com o mundo dinâmico de hoje, informação feita para ser disponibilizada de forma extremamente rápida e sem cuidados com a qualidade, alguns traders tentam pular esse primeiro passo crucial de desenvolvimento, e pode vir a sofrer com a falta de bons fundamentos pelo resto da carreira como trader e/ou investidor.

A possibilidade de se desenvolver como um operador consciente sempre está disponível. O mercado existe todos os dias, bem como as oportunidades. Não é um caminho fácil, rápido e sem sofrimento. As experiências para construir um bom são variadas e demandam tempo com trabalho duro aliado com estudo e reciclagem constantes.

Mesmo com as diferentes classes de ativos negociados nos mercados, as expectativas de outros participantes de mercado são basicamente as mesmas. Os mercados de commodities não são muito diferentes de um fornecedor de café negociando seu produto por um preço justo de mercado ou de uma pessoa física tomando um empréstimo enquanto as taxas de juros das instituições estão atrativas.

Trazendo para os mercados, um day trader e investidor de longo prazo podem estar interessando a fechar negócio no mesmo preço. A diferença é que cada um está analisando de maneira diferente.

Um exemplo do mundo real para ilustrar isso.

Durante o pregão, os players do mercado sempre estão buscando encontrar uma região de preço justo para fazer uma execução. Nenhum participante consciente quer negociar em um preço considerado “injusto”. Nessas áreas de pouca negociação, pode prevalecer a participação de compradores ou vendedores de longo prazo.

Podemos ver esse mesmo comportamento no mercado imobiliário. Se em dado momento, em uma cidade há uma crescente atividade de construção, os preços de mão de obra, matéria-prima, taxa de juros e outras despesas tendem a se manter na mesma faixa ou a subir.

Um bom profissional da construção civil, tendo ciência dessas condições de mercado, poderá pagar o preço de agora — que pode ser considerado alto se comparado ao passado recente — visto que o custo presente é provavelmente uma barganha devida à crescente demanda no setor. Essa onda de interesse poderá fazer com que os custos de oportunidade subam ainda mais num futuro próximo.

A atitude do construtor ao pagar o preço “alto” de imediato pode ser uma indicativa de visão de valor de longo prazo dado as condições atuais de mercado.

Essa percepção pode não ser aparente para um agente externo e amadores do ramo. Se no ano seguinte, a atividade de construção sofra uma queda (devido à baixa da demanda dos possíveis clientes), o interesse dos profissionais de mercado dispostos a pagar por mão de obra, materiais de construção, outros produtos e serviços, provavelmente também cairá.

A combinação das atividades de curto e longo prazo criam oportunidades para aqueles que são capazes de encontra-las.

Essa base sólida, pautada em conhecimento, informação e experiência, fornece um conjunto de circunstâncias que podem ser interpretadas por traders no mercado financeiro, seja ele qual for: scalper, day trader, swing trader, position trader ou investidor.

Portanto, a base sólida pode ser o elemento diferencial para o sucesso nos mercados. Tendo consciência dessa importância, os operadores podem começar a entender que é possível ler o mercado em tempo real, não apenas após o fato, ou seja, analisar apenas o passado. Assumir essas condições com responsabilidade e aprender a interpretar o mercado de forma isenta de vícios, com o tempo pode ser uma grande vantagem para um trader pessoa física.

Comentários

Comentários