Muitos traders, novatos ou não, que utilizam da Análise Técnica, já devem ter lido algum artigo ou livro que aborda a negociação através do fluxo de ordens.

Mas nem sempre os dados disponíveis trazem uma maneira sistemática e lógica para se tirar proveito do volume. Não detalham de forma objetiva as técnicas e ferramentas que de fato podem mostrar uma visão do que está acontecendo no ativo com base no volume negociada em cada nível de preço.

Ao buscar este tipo de informação, encontramos termos como: Market Profile, Volume Profile, Value Area, Point of Control (Ponto de Controle), VWAP, Volume Cluster e outros mais.

Sim, o fluxo de ordens é um assunto bastante amplo como qualquer outro tema. É um estudo profundo da microestrutura do mercado, da dinâmica das ordens executadas ou não. A ánalise de fluxo de ordens não está restrita simplesmente em abrir alguns indicadores de volume, e tentar tirar do aumento ou queda, dados para fazer uma entrada ou saída.

Ela vai também muito além do que ver o volume e agressões por horário, nível de preço, ler book de ofertas (DOM – Depth of Market) e histórico de negócios (times and trades) e analisar posição dos players (se o mercado fornecer este dado).

OFA - imagem do plugin.

OFA – imagem do plugin.

É possível sim extrair informações relevantes com estes dados, porém, é necessário o estudo e prática de todos os ramos que envolvem esta técnica. Ela, objetivamente, nos dá a possibilidade de interpretar o que realmente faz o mercado movimentar.

Hoje há muitas ferramentas com inúmeras funcionalidades e “estratégias” para este tipo de análise. Mas quase todas elas são derivações de uma das pioneiras no campo de Order Flow (fluxo de ordens), é o plugin OFA Ninja para a plataforma Ninjatrader da empresa americana especializada em fluxo, a Order Flow Analytics.

 

OFA Ninja e a problemática dos cursos

 

Sem dúvida você já deve ter visto inúmeras propagandas de traders profissionais vendendo cursos e atalhos fáceis para o mercado financeiro na sua timeline do Facebook, Youtube e até mesmo navegando em sites com propagandas do Google Adsense.

No Brasil – no mundo também -, essa indústria se expande todos os dias: sempre aparece um ou outro analista de corretora ou trader querendo te vender resultados em curtíssimo prazo. A questão que fica é: qual é o dano disso para a educação de uma pessoa que quer aprender a operar e ter consistência?

Podemos empregar então o termo junk food (comida-lixo ou porcaria) usado no setor alimentício para classificar uma comida rica em calorias e de baixa qualidade. Passando ao mundo do trading: um papo rico em promessas e conteúdo de baixa qualidade (ou de qualidade 100% questionável e duvidosa).

Não por acaso, o trader e criador da ferramenta Jigsaw Trading diz: A verdade é que 99% do conteúdo educacional sobre trading disponível é totalmente inútil.

O OFA Ninja é composto por 7 ferramentas para a análise detalhada do volume negociado no mercado em tempo real. Além do plugin, você tem acesso gratuito às operações e análises feitas em conta real por um dos CEOs da empresa especializada em Order Flow, Donald “D.B.” Vaello.

Aos usuários proprietários da ferramenta, estão disponíveis mais de 120 horas de conteúdo sobre fluxo de ordens. A empresa também mantém um canal no Youtube onde publicam todas as operações reais e análises. Veja aqui.

Ao adquirir a ferramenta (qualquer pacote), a empresa oferece treinamento online de uma semana (5 dias) ao vivo a cada novo semestre (as aulas também ficam gravadas) com trades experientes em flow trading, explicando toda a teoria da análise de fluxo de ordens aplicada ao mercados de futuros: índices, bonds, metais, energia e moedas.

O criador da ferramenta e sócio da empresa, D.B. Vaello, fez uma apresentação muito esclarecedora sobre os conceitos principais da análise de fluxo de ordens.

Ele apresentou alguns dos ramos principais do tema e aplicabilidade de técnicas fazendo uso do volume de forma coerente através do fluxo de ordens. Ele foi além, disse e mostrou que a “análise técnica está ultrapassada”, e que sem observar o volume os traders estão negociando “com os olhos vendados”.

Nós legendamos em português a conversa de 40 minutos.

Assista!

Comentários

Comentários