O astrofísico americano Neil deGrasse Tyson é um esplendido educador e divulgador da ciência. Integrar conhecimento e pensamento de uma forma com que se consiga gerar resultados úteis, sejam positivos ou negativos, é coisa para poucas pessoas; ele é uma delas.

No ambiente do mercado financeiro, a realidade não é diferente. Na verdade, ela é exatamente dura e cruel como em qualquer campo de estudo do conhecimento humano. Não é fácil.

Iniciantes e leigos, a cada dia que se passa caem nas histórias que pregam religiosamente uma falsa facilidade para conseguir enfrentar o mercado. Essas histórias são veiculadas por agentes que usam agressivamente o marketing para “converter” e não agregar.

Mas qual é a finalidade do marketing mesmo? Enfim, o resultado é um só: fracasso atrás de fracasso, sem nenhuma conclusão ou abordagem crítica que possa transformar a experiência em conhecimento útil.

Muitas empresas, pessoas do mercado, analistas, corretoras e até mesmo as bolsas, vendem a ideia de que o investidor de varejo pode ingressar e obter sucesso de forma tranquila, simples, fácil, indolor e rápida ao participar do grande, complexo e global mercado financeiro.

A simplicidade muitas vezes traz a facilidade, é verdade. Só que para chegar até a simplicidade ou até um modelo que possa diminuir o risco da incerteza, é preciso muito suor, sofrimento, angustia, fracasso. Mas acima de tudo, força para superar estes obstáculos naturais e dar a volta por cima, recomeçar.

Veja um valioso conselho do astrofísico Neil deGrasse Tyson sobre como lidar com as coisas difíceis.

Comentários

Comentários