Você conhece o índice alemão DAX de verdade? Fizemos um raio-X detalhado deste ativo.

O índice DAX 30 (Deutscher Aktien IndeX, que significa German Stock Index) consiste nas ações das 30 maiores empresas com ações blue chips alemãs negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt.

As empresas que integram o DAX são responsáveis por aproximadamente 75% do valor da bolsa de Frankfurt.

O DAX é baseado nas cotações geradas pelo sistema eletrônico de negociação Xetra®, gerado e mantido pela Bolsa de Valores da Frankfurt (Deutsche Börse Group).

Assim como os índices FTSE 100, S&P500, Dow Jones, NASDAQ, BOVESPA, o DAX é um índice ponderado pela capitalização, ou seja, as ações são ponderadas conforme o valor de mercado de todas as ações em circulação. As empresas são selecionadas com base na capitalização bolsista (Market Cap) e no volume de ordens negociadas.

É, portanto, um poderoso indicador da economia alemã e do sentimento dos investidores em relação às ações do país.

Admissão para o DAX

Para uma empresa fazer parte da lista das 30 empresas do índice alemão, ela deve estar listada no segmento Prime Standard (rígidas regras devem ser seguidas seguindo padrões internacional de transparência) na Bolsa de Valores de Frankfurt.

Para serem aceitas, além seguir os rígidos padrões de transparência e regras, a empresa deve ter no mínimo 10% de suas ações adquiridas por investidores pessoa física.

Uma empresa será retirada do índice se ela cair para posição de 45 ou menor em termos de capitalização bolsista ou entrar em processo de insolvência. E uma empresa poderá fazer parte se estiver na posição 25 ou superior.

O Comitê da Bolsa de Valores da Alemanha (Deutsche Börse) se reúne a cada trimestre para determinar a admissão ou exclusão de empresas.

O Valor do DAX

O índice foi iniciado no dia 01 de julho de 1988 com o valor de 1.000 pontos. Assim como todos os índices, o DAX também viveu diversas aquisições e fusões de empresas, falências e reestruturações.

O processo de globalização das empresas alemãs foi um importante fomentador de crescimento para muitas empresas listadas no DAX e foi responsável pelo bom desempenho durante os anos.

Empresas como SAP, Henkel, Volkswagen, Adidas, Bayer, entre outras, passaram por um crescimento impressionante no mercado americano e também em mercados emergentes na Ásia.

O que você precisa saber sobre DAX

A maioria das empresas listadas no DAX também são negociadas nos EUA. Portanto, elas servem como indicador das tendências dos mercados americanos.

Os horários de funcionamento dos mercados europeus precedem os horários dos mercados norte americanos e com frequência fornecem uma boa indicação sobre os movimentos do mercado americano.

  • Os contratos futuros do DAX são negociados de segunda à sexta das 06:01 até 19:59 (GMT) – 03:01 até 16:59 no horário de Brasília.
  • O nome do contrato nas plataformas pode ser encontrado como: FDAX, DAX, DD, German 30, GER30.
  • O vencimento dos contratos acontecem a cada trimestre: Março, Junho, Setembro e Dezembro.
  • O movimento do DAX varia em 0.50 pontos. Sendo que cada movimento (tick) vale 12.50 Euros.
  • A moeda base do DAX é o Euro.
  • A margem para negociação varia de broker para broker. Normalmente: day trade –  2,500.00 dólares e manutenção – 26,000.00 dólares (mercado futuro; CFD a margem é menor)
  • As negociações, as especificações dos contratos e Market Data (cotações) são centralizados na EUREX Exchange.
  • Principal Formador de Mercado (Market Maker): DRW Investments (UK) Ltd.

O índice alemão, assim como todos os ativos do mercado, reage a eventos mundiais, como desastres naturais, guerras, incertezas políticas e notícias econômicas.

É muito importante para qualquer trader manter-se informado sobre os eventos atuais e como como o mercado responde a eles.

É importante monitorar os dados econômicos da Alemanha, EUA e da União Europeia, incluindo as taxas de desemprego, criação de postos de trabalho, taxas de juros, PIB e outros índices econômicos.

Influência dos setores da econômia no DAX

[visualizer id=”221″]

As 5 maiores empresas mais influentes no DAX

Empresa Peso Market Cap (Euros)
Bayer AG NA 9.4% 79.568 bi
SAP SE O.N. 8.9% 75.125 bi
Siemens AG NA 8.8% 73.941 bi
BASF SE NA O.N. 7.7%% 64.532 bi
DAIMLER AG NA O.N. 7.2%% 64.532 bi

Fontes da pesquisa:

Comentários

Comentários